top of page

“A Ganha Pão”: Ferramenta de Mudança

"Levante sua palavras, não sua voz. É a chuva que faz as flores crescerem, não o trovão." - "A Ganha Pão"


A Ganha Pão” é um filme de animação lançado em 2017, dirigido por Nora Twomey, e tem a duração de 1 hora e meia. É um filme de guerra, e drama, e a sua classificação indicativa é para 12 anos. Está disponível na plataforma Netflix.

ree
"Parvana", protagonista do filme

A história segue uma garota Afegã chamada Parvana (Saara Chaudry) que vive com sua família durante a ditadura do Talibã. Quando seu pai, um veterano de guerra, é levado para a prisão simplesmente por ter desafiado a autoridade de um jovem talibã, Parvana e sua família tem que encontrar um jeito de sobreviver.


Devido á desenvolvimentos recentes no território Afegão, “A Ganha Pão” tornou-se extremamente relevante para mostrar que tipo de riscos as mulheres estão correndo no país sob o comando do Talibã. Antes, apenas um relato que mostrava algo do passado, e com o objetivo de alertar para os perigos e riscos, o filme agora parece um relato em tempo real.

ree
Cabul no filme "A Ganha Pão"

A animação delicada e cheia de cores quentes engana os espectadores desavisados, que provavelmente dão play no filme sem esperar a história que se segue. O filme é violento, cruel e triste, e a animação é extremamente eficiente em preparar a audiência para simpatizar com Parvana, e por isso o golpe emocional é melhor recebido.


O roteiro, de Anita Doron, juntamente com a direção de Twomey, é cheio de simbolismos e sutilezas, como o fato de toda a história revolver ao redor da própria Parvana ser uma contadora de histórias, e utilizar dessa ferramenta para acompanhar duas histórias ao mesmo tempo. A técnica funciona muito bem, muitas vezes alternando de momentos felizes para devastadores dependendo do contraste entre os dois mundos, e do que a família precisa, se é de um escape, ou de coragem.

ree

O filme arrecadou muitas indicações á prêmios em 2018, incluindo o Oscar de melhor filme de animação do ano. O cuidado com os detalhes da produção é algo que maravilha quem assiste, e muito disso é devido á equipe de produção e a equipe de consultores da época do regime do Talibã e do próprio país.


Parte da notoriedade do longa veio de um nome bastante conhecido em Hollywood e conhecido por estar sempre atrelado á projetos sociais focados em projetos de educação no Afeganistão: Angelina Jolie atuou como produtora executiva do filme.

ree

A Ganha Pão” é um filme que merece ser assistido sem muitas informações sobre ele, com a mente e o coração abertos. É um filme que induz conversas sobre a importância do feminismo, o perigo do pensamento extremista e o uso da violência contra minorias, e o filme foi também produzido em formato de animação para que as crianças pudessem participar da conversa, o que é um grande passo para mudar a atitude de uma geração a respeito de temas e assuntos polêmicos e merecem a devida atenção.

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page