top of page

"A Lenda do Cavaleiro Verde": Lembre-se de Suas Fábulas

Não importa o quão rápido os estúdios tentem criar novas técnicas, ou quantos visuais diferentes os filmes ganhem através dos anos, tudo se resume á algumas poucas narrativas. Contadas e recontadas, essas narrativas se transformam em lendas, e tomam roupagens diferentes. As lendas do Rei Arthur e seus cavaleiros, no entanto... Tendem a reaparecer quando as audiências começam a esquecer das épicas aventuras medievais em sua forma original.

Dev Patel como "Gawain"

"A Lenda do Cavaleiro Verde" (The Green Knight), lançado em 2021, é um filme dirigido por David Lowery e está disponível na plataforma Prime Video. O longa conta com 1 hora e 50 minutos de duração. É um filme de fantasia atmosférico, que pesa para o lado dos contos de fada e contos de cavaleiros.


Diferente de filmes com a temática medieval focados em fatos históricos e batalhas sangrentas, "A Lenda do Cavaleiro Verde" tem uma abordagem bem mais lírica, e o filme toma a liberdade de mergulhar profundamente numa narrativa em que cavaleiros e dragões existem, e que jornadas místicas podem acontecer a qualquer um que seja corajoso e digno de tentar. Isso sem em em nenhum momento parecer bobo ou infantil, muito pelo contrário. Isso se dá pela narrativa toda ser baseada num poema intitulado "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde".


O Cavaleiro Verde

É nisso que entra o simbolismo pesado do filme. Lowery nunca explica nada, nunca dá nada mastigado para a audiência. Certamente convencido que a lenda em que o filme se baseia é amplamente conhecida, tão intrinsecamente ligada ao imaginário mundial, que o roteiro de "A Lenda do Cavaleiro Verde" nos mostra as peças do quebra-cabeças ainda desconectadas, garantindo que o cérebro da audiência continue a juntá-las bem depois de que os créditos comecem a rolar.


Dentre os temas abordados no longa, fica a impressão de que os mais importantes são a honra do cavaleiro da Távola Redonda, da qual nosso protagonista quer fazer parte; e a dicotomia e hostilidade entre o selvagem e o civilizado, caracterizado pela própria presença do cavaleiro verde e sua proposta aos lordes.


O elenco está maravilhoso. Há uma boa quantidade de diversidade de personagens, que normalmente não se vê nesse tipo de filme. Sua presença, no entanto, nunca é questionada ou posta sob a luz, o que facilita a imersão da audiência naquele mundo em que tudo é possível.


Para além do protagonista, o longa ainda conta com uma vasta gama de elenco, incluindo a presença de Alicia Vikander, Sean Harris, Sarita Chaudhury e Barry Keoghan.

Sarita Choudhury como "Morgause"

Durante o longa todo não há um ator fora da linha, não há uma performance que não alcança a qualidade das outras. É um projeto unificado e alinhado, o que melhora muito a experiência imersiva da audiência.


É notável, também, que cada personagem serve a um propósito bastante específico, e cada um deles é um arquétipo. Mas em vez de empobrecer o conto, a escolha foi inteligente, pois imerge a audiência na atmosfera de conto de fadas, quem que cada encontro representa uma lição que o herói deve aprender.


Dev Patel caiu de paraquedas no projeto, escolhido somente por sua estética, mas sua performance é poderosa, simpática e emocionante. O ator realmente parece dar tudo de si, e o projeto é infinitamente melhor por isso. As cenas mais marcantes são as intimistas, em que não há fala alguma, e simplesmente a fisicalidade do personagem comunica o embate interno.

Outra característica bastante marcante no filme é a sua estética visual. Andrew Droz Palermo faz um trabalho magnífico como diretor de fotografia e tendo o próprio diretor do filme como editor também, garantiu um imagético bastante único ao filme, bem amarrado durante a duração toda do filme.


Concluindo, "A Lenda do Cavaleiro Verde" é um filme visualmente lindo, com performances incríveis, e uma temática estranhamente invisibilizada quando se trata de filmes de contos medievais. Ele conta também com uma mitologia riquíssima que é muito bem representada de todos os pontos da produção. Vale muito a pena para aqueles que querem assistir uma história de cavaleiros escapando das cenas brutais de batalha vazia.





 
 
 

2 Kommentare


Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
13. Juni 2022

Não conhecia o filme, mas a presença do Dev Patel me fez colocar na lista. Quem diria que "Anwar" de Skins chegaria nesse grande patamar.

Gefällt mir

Ludmila Pamponet
Ludmila Pamponet
13. Juni 2022

Já assisti! É maravilhoso! Concordo com tudo que escreveu! Parece uma peça de teatro, muito intenso.

Gefällt mir

Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page