top of page

"Anora":Um faz de conta que não acontece

"Anora" é a coisa mais próxima à um conto da Cinderela moderno que vamos ganhar. Isso porque em um mundo em que teoricamente podemos seguir nossos sonhos, as vezes tudo que resta é a dura e cruel realidade.

Mikey Maddison e ... em "Anora" / Foto: Reprodução The Movie Database
Mikey Maddison e ... em "Anora" / Foto: Reprodução The Movie Database

O filme, dirigido por Sean Baker e estrelado Mikey Maddson, é a primeira indicação ao Oscar de "Melhor Atriz" da estreante. E pela performance dela neste longa, é a primeira de muitas.


Ao todo são três indicações para o Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.


A história segue Ani (Mikey Maddison), uma jovem prostituta e dançarina erótica, que vê seus sonhos de sair daquela vida se concretizando quando entra em contato com o filho rico de um comerciante de armas russo. Quando a família do rapaz descobre o relacionamento e não aprova, Ani está disposta a tudo para defender seu novo status e acaba por descobrir que tudo era bom demais para ser verdade.


Com 2 horas e 20 minutos de duração, "Anora" tenta equilibrar o drama da dureza da vida da protagonista com romance e comédia, algumas vezes pesando a mão nesse último e entregando algumas cenas arrastadas, e dignas de um filminho de sessão da tarde.


No ponto de vista prático, "Anora" é um filme muito bem feito, com performances sólidas e boas escolhas de direção e arte. No entanto, o longa peca um pouco em mostrar demais a vida da protagonista sem que a audiência realmente sinta por ela.


Mikey Maddinson em "Anora" / Foto: Reprodução The Movie Database
Mikey Maddinson em "Anora" / Foto: Reprodução The Movie Database

Mike Maddison é com certeza a estrela do filme. Ela consegue ser primeiramente acostumada com a vida que leva, se mostrando doce com os clientes e amigas das colegas de trabalho. Mas quando Ivan, Mark Eydelshteyn, aparece em sua vida, a personagem mostra sua verdadeira cara.


Uma das dinâmicas mais interessantes em todo o filme acontece entre Ani e Igor, Yura Borisov, um típico capanga no estilo valentão que acaba por ser a única pessoa em toda a história que é genuinamente gentil com ela, sem querer manipulá-la ou usá-la. Muito por isso, é com ele que ela se vulnerabiliza após tudo o que acontece e ela se vê na estaca zero novamente.


"Anora" pode ser um filme interessante e divertido para alguma parte da audiência, e a construção e a performance da protagonista é um dos pontos fortes. Mas a falta de estabilidade de ritmo e a indecisão de manter o filme pesado ou leve são pontos bastante fracos, e embora indicado, o filme não deve ganhar o prêmio de Melhor Filme nos Oscars 2025.


FICHA TÉCNICA DE ANORA:

Direção: Sean Baker

Elenco: Mikey Maddison, Mark Eydelshteyn, Yura Borisov, Karen Karagulian, Vache Tovmasyan, ...

Roteiro: Sean Baker

Duração: 2h e 20min

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page