"Arquivos de um Serial Killer": Um Caso Real
- Helena Vilaboim

- Sep 22, 2021
- 2 min read

“Arquivos de Um Serial Killer” (Memories of a Murderer: The Nilsen Tapes ) é um documentário original Netflix que entrou para o catálogo da plataforma em 2021. O documentário tem 1 hora e 20 minutos e a classificação indicativa é de 14 anos.
O documentário conta a trajetória de Dennis Nilsen, um Escocês morando em Londres na década de 80, de completo desconhecido á um dos casos de assassinato em série mais famosos na Inglaterra, bem junto do famoso “Jack, O Estripador”. Bastou apenas um acidente para que a Scotland Yard descobrisse que Nilsen era realmente um serial killer, alegando ter matado pelo menos 15 pessoas em quatro anos.
O documentário traz depoimentos de policiais que acompanharam o caso na época, parentes das vítimas e sobreviventes de tentativas de assassinato. Mas o que causa mais impacto no espectador é que o documentário traz as próprias fitas de áudio de Nilsen, gravadas durante sua estada na prisão. Podemos ouvir sua voz e sua versão da história, que muitas vezes é contestada por outras pessoas.

A direção do documentário não é puramente informativa. Michael Harte usa paisagens, planos do toca fitas, e takes dentro da prisão para contar a história do ponto de vista de Nelsen, sem ser tentado a fazê-lo passar por vítima da sociedade, como o próprio Nelsen queria acreditar que fosse. A direção faz o espectador sentir a solidão e o sentimento de despertencimento que o assassino dizia sentir, um contraste duro com os depoimentos de sua mãe, dos policiais e dos sobreviventes.
A direção também tenta trazer a sensação da série, também um produto original Netflix, “Mindhunter”, com iluminação e planos parecidos. Os dois servem talvez como complementos em termos de conteúdo. Quando em “Mindhunter” temos o contexto e a apresentação do estudo de psicopatas serial killers, “Arquivos de um Serial Killer” traz a visão de um caso real.
Depois de extinguida a explicação da primeira parte do caso, o documentário se debruça em questões sociais e econômicas da Inglaterra na época dos assassinatos, deixando claro as situações que permitiram que Dennis Nilsen continuasse despercebido por tanto tempo. É uma perspectiva marcante e que faz a audiência considerar que fora melhorar o policiamento, melhorar as leis e aumentar a quantidade de câmeras nas ruas, uma das precauções desse tipo de situação e cuidar da sociedade como um todo.

“Arquivos de um Serial Killer” é um título necessário para aqueles que curtem o tema de crimes reais, não só pela notoriedade do caso em si, mas também pela possibilidade de estudar a visão do próprio criminoso em sua visão, suas palavras.



Comments