top of page

"As Linhas Tortas de Deus": A realidade é fixa?

Você já se perguntou sobre a natureza de sua realidade? Ela é relativa, ou é fixa? Muitas pessoas acham que ela depende do lugar onde você se encontra, mental e fisicamente. É por isso que narrativas que ousam lidar com esse tema são tão cativantes; todo mundo quer uma resposta.


"As Linhas Tortas de Deus" (Los Renglones torcidos de Dios) é um filme espanhol de 2022 dirigido por Oriol Paulo, que revolve ao redor dessa problemática quando segue Alice Gould (Bárbara Lennie), uma detetive particular que se infiltra num sanatório para de lá resolver um caso.

ree
Bárbara Lennie como "Alice Gould"

Com uma narrativa que já induz complicações, é quase impossível não notar as similaridades com a sinopse do longa de 2010: "A Ilha do Medo", mas felizmente, "As Linhas Tortas de Deus" consegue manter sua identidade, se concentrando muito mais em uma narrativa externa e construindo uma protagonista que difere bastante do longa de Hollywood.


A história redigida por Lara Sendim, Torcuato Luca de Tena e Guillém Clua, além do próprio diretor, é cuidadosa e cheia de reviravoltas. O grupo de roteiristas consegue manter uma unidade por todo o roteiro, e usa de artifícios como flasbacks muito bem enganando o espectador e até o confundindo a respeito de que caso a detetive está investigando.

ree
Pablo Derqui como "Urquieta"

Mas o que certamente pesa mais em fazer o filme funcionar bem, além de um roteiro excelente e da direção boa, são as performances. "As Linhas Tortas de Deus" conta com um elenco volumoso, com atores talentosos e expressivos, que vendem bem a ideia de que não só são realmente pacientes do sanatório, como têm algo a esconder.

Além da performance maravilhosa de Lennie como a protagonista, um dos que mais chamam atenção é Eduard Fernández como Samuel Alvar, o diretor do sanatório. Sua performance é ameaçadora e antagonista além de super protetora em relação à instituição, chegando a ser desonesta. As cenas para o final do longa em que ele interage mais agressivamente com a protagonista são maravilhosas.

ree

A direção de Oriol Paulo não chega a ser genial, mas é eficiente e usa bem de seus cenários, que por si só já chamam atenção. Por suas lentes o sanatório ganha vida, quase como um personagem mesmo.


Concluindo, "As Linhas Tortas de Deus" é um filme muito bom de suspense e mistério. Um projeto original Netflix em associação com o cinema Espanhol, o longa conta com 2 horas e 35 minutos de duração.


 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page