top of page

"Ataque ao Prédio": Vai te pegar de Surpresa

Ataque ao Prédio” (Attack the Block) é um filme britânico de 2011 dirigido por Joe Cornish. É um filme de ficção científica, mas que é focado no desenvolvimento dos personagens e que toca em dilemas sociais. O longa está disponível na plataforma HBO Max, e conta apenas com 1 hora e 30min de duração.

ree
John Boyega como "Moses"

A narrativa segue um gangue de adolescentes desordeiros do Sul de Londres, liderados por Moses (John Boyega) durante uma noite. Quando o caminho deles cruza com uma criatura desconhecida, eles cometem um erro causando uma invasão alienígena. Agora, eles tem que fazer de tudo para proteger a vizinhança.


O roteiro, também de Joe Cornish, é arriscado no sentido de que ele não faz esforço de apresentar “bem” esses protagonistas. Logo de início eles são introduzidos como jovens criminosos e tendentes á violência, o que causa antipatia na audiência. Mas de acordo com o desenrolar da narrativa, e suas interações com outros personagens, a coisa muda de figura.

ree

*Reduzir* a ambientação também força a narrativa a focar nos personagens, o que sempre é um acerto quando esses são bem construídos. E aqui, tem personagem de sobra. Cornish é inteligente ao escolher quais personagens recebem mais atenção e quando, construindo um ritmo interessante, e mudando o foco da ação para temas sociais com destreza.


ree

Além da da gangue, formada também por “Pest” (Alex Esmail), Dennis (Franz Drameh), Biggz (Simon Howard) e Jerome (Leeon Jones); conhecemos Sam (Jodie Whittaker), que vai de vítima da gangue á aliada deles, e principal figura antagônica até o final do segundo ato.


O filme faz questão em apresentar essa dicotomia social, introduzindo ideias como “Pobre vs rico” e “O mal não nasce mal”, mas Joe Cornish apresenta e desenvolve esses temas de forma bem feita: o filme não joga isso na sua cara, ele guia a audiência a eles de forma fluida e natural.


O protagonismo negro aqui é maravilhoso. John Boyega lidera com punho de ferro, mas que não deixa de ser justo e leal aos companheiros, e não é a toa que foi por esse filme que ele ganhou mais visibilidade em sua carreira. O mesmo pode ser dito dos personagens de Franz Drameh e Leeon Jones, integrantes essenciais no grupo.


A invasão alienígena em si não ganha muita explicação, ela simplesmente acontece e é dificultada pelos meninos. Ela é um obstáculo a ser vencido a fim de os garotos alcançarem a redenção por seus atos passados, e perceberem que podem ser mais do que eles eram anteriormente.


ree

Também recorrente da invasão e das criaturas, as cenas de ação e perseguição são divertidas e coerentes com a situação que aqueles personagens estão envolvidos. Pegos de surpresa e armados apenas de objetos diários, eles têm que fazer o possível para se protegerem, e por isso, há algumas cenas bastante engraçadas pelo caminho.


Em conclusão, “Ataque ao Prédio” é um filme divertido e super bem feito, apresentando temas ainda recentes de uma forma leve e elegante. Vale a pena conferir num fim de tarde, numa sessão em família ou entre amigos.


Aos que já assistiram: O que vocês teriam feito de diferente se por acaso se encontrassem no meio de uma invasão alienígena?


 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page