top of page

"Boogie Nights - Prazer Sem Limites": Há quem diga que é uma Obra Prima


ree
Heather Graham em "Boogie Nights"

Boogie Nights - Prazer Sem Limites” (Boogie Nights) é um filme lançado em 1997, dirigido por Paul Thomas Anderson, e o longa é uma amalgama de sexo, drogas e discoteca nos anos 70. O filme está disponível na plataforma HBO Max, e a narrativa dura 2 horas e 30 minutos.


A história segue o adolescente Eddie (Mark Wahlberg), que trabalhando como garçom numa discoteca famosa, entra em contato com Jack Horner (Burt Reynalds), um diretor de “filmes adultos” que o aborda para convidá-lo a participar da indústria. Conflitando com os pais, Eddie sai de casa, e aceita trabalhar com Jack, conhecendo assim um mundo muito solto, caótico e populado por figuras incomuns.


O filme de Anderson é extremamente caótico, divertido, engraçado, emocional e frenético, e muitas vezes é difícil considerar que o filme pertença a só um gênero. Pelo roteiro, também creditado a Paul Thomas Anderson, as tramas da “família extendida” de Jack Horner são bem desenvolvidas em sua própria individualidade, apesar de intrinsecamente ligadas ao resto dos personagens.

ree
Burt Reynalds como "Jack Horner"

A narrativa que começa em 1977, se desenvolve através dos anos, e a audiência segue com interesse o desenvolvimento da carreira de Eddie na indústria pornográfica, o desejo de Jack em transformar seus filmes em algo mais artístico, o drama de Amber (Julianne Moore) tentando resgatar a guarda de seu filho, os obstáculos que Buck (Don Cheadle) enfrenta tentando sair da indústria e eventualmente a queda da indústria como todos eles conheciam.


Todas as etapas de produção do longa estão em seu melhor. Paul Thomas Anderson claramente tinha uma visão bem específica para alcançar a história que queria contar, e encontrou as condições ideais para fazê-la acontecer. O elenco de peso, ainda contando com Alfred Molina, Phillip Seymour Hoffman, John C. Reiley e Heather Graham; dá seu melhor em cada cena, sem dúvidas por saber que o longa é algo especial.



ree
Julianne Moore e Mark Wahlberg como "Amber" e "Eddie"""


O roteiro é fechadinho, a sensação de causa e consequência é lógica apesar de reter uma pitada de caos e as vezes desespero, e embora o filme acabe quase no mesmo ponto em que a narrativa começa, a audiência sabe que houve uma mudança fundamental em todos os personagens.


Boogie Nights - Prazer Sem Limites” é com certeza um filme que todo cinéfilo deve assistir, e também os interessados nos temas que o filme aborda. É definitivamente um exemplo de cinema apaixonado e como resultado, é uma narrativa extremamente bem feita, talvez beirando uma obra prima de Anderson.

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page