top of page

Crítica: "Um Match Surpresa"

Novembro chegou e com ele, a temporada de filmes natalinos. Seguindo a estrutura muito batida de comédias românticas, o filme “Um Match Surpresa” (Love Hard) estreou na plataforma Netflix no dia 5/11/2021. Sendo leve e agradável de se assistir, o filme tenta fugir de algumas temáticas clássicas que são marcadas pelo gênero, mas infelizmente não escapa, criando um roteiro fraco e cheio de buracos.

ree

O filme conta a história de Natalie (Nina Dobrev), uma jovem jornalista que escreve uma coluna sobre seus desastrosos encontros com pessoas online. Em busca do amor, Natalie acaba tendo um “Match” com Josh (Jimmy O. Yang), e eles começam a desenrolar um relacionamento online. A fim de surpreendê-lo, Natalie decide conhecer Josh pessoalmente e visitá-lo em sua cidade natal, mas chegando lá, Natalie descobre que Josh não é quem ele realmente dizia, e agora os dois terão que se aliar para conseguir conciliar seus objetivos.


Iniciando sua narrativa de forma interessante, o filme não perde tempo em desenrolar o início do diálogo entre Natalie e Josh, sendo uma introdução interessante, rápida e fluida. Mas, quando a história finalmente chega ao ponto em que eles se conhecem, as coisas começam a desandar.

ree

O desenvolvimento dos personagens é nulo. Tirando os protagonistas que mesmo possuindo uma narrativa, a evolução deles é mínima, os outros personagens da narrativa parecem peças individuais, que não compõem o quebra-cabeça fílmico, estando ali unicamente para guiar ou complicar a vida dos protagonistas. Mesmo esse sendo um dos clássicos objetivos dos personagens secundários, a escrita deles é tão rasa que acabam sendo descartados do roteiro de forma tão rápida e evasiva, que nem ao menos uma conclusão é dada a eles, como no caso do personagem Tag (Darren Barnet) e Owen Lin (Harry Shum Jr.).


O carisma de Nina Dobrev, conhecida por sua protagonista na série “The Vampire Diaries", consegue trazer um leve dinamismo ao filme e á sua personagem. O casal protagonistas tem uma dinâmica interessante, mas seus momentos românticos são raros, criando uma trajetória em que os personagens passam mais a impressão de formarem uma amizade do que um relacionamento romântico. Os momentos cômicos conseguem puxar uma leve risada, mas nada a ponto de ser o destaque do filme.

ree

A direção de Hernán Jiménez García não é especial, porém não incomoda ou diverge dos clássicos românticos. Ele utiliza de planos simples para contar sua história, sendo agradável e coerente durante a trama. O clima natalino está presente, mas acaba se tornando muito mais um plano de fundo do que tema central, complementando o cenário, mas sem implicar tanto nos acontecimentos da história.


“Um Match Surpresa" é aquele filme agradável de se assistir em um dia chuvoso que prioriza o entretenimento que o gênero se propõe. Olhando de forma superficial, ele consegue ser um bom filme de comédia romântica, mas adentrando aos seus detalhes, seus defeitos acabam se destacando mais do que deveriam, fazendo com que nem mesmo seu casal protagonista consiga esconder os erros deixados ao longo da trama.



 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page