"Esquadrão Red Tails": Mais nem sempre é melhor para a história
- Helena Vilaboim

- Jan 13, 2022
- 2 min read
“Esquadrão Red Tails” (Red Tails) é um filme de 2012 baseado em fatos reais dirigido por Anthony Hemingway e produzido parcialmente pela Lucasfilm. O longa tem 2 horas de duração e está disponível na plataforma Disney+.

A narrativa adaptada acontece em 1944, na Itália fascista. Os protagonistas são pilotos Americanos negros, que realmente existiram. Em meio á onda de racismo e segregação racial na época, os pilotos tem que conseguir uma chance de mostrar seu valor e habilidades em combate aéreo.
O roteiro do filme foi escrito por John Ridley (“12 Anos de Escravidão”) e Aaron McGruder, e tem sérios problemas de ritmo e diálogos já bem batidos que não geram nenhum impacto. Conduzir uma narrativa com tantos protagonistas já é uma tarefa difícil, mas o erro principal dos roteiristas foi tentar atrelar a trama externa: a guerra; com as tramas internas de cada personagem. A linearidade da narrativa como um todo ficou comprometida, confundindo o espectador e o pior: se tornando um filme fraco.
Embora um erro estrutural, o roteiro é a única coisa que funciona realmente mal no filme, com a direção de Hemingway sendo somente satisfatória, e em cenas com muitos aviões, é difícil acompanhar o que está acontecendo, a conclusão sem sombra de dúvidas, é que o melhor de “Esquadrão Red Tails” é o elenco.

David Oyelowo e Nate Parker são os verdadeiros protagonistas, retendo o maior tempo de tela como o “Tenente John Little” e “Capitão Martin Julian” respectivamente. Sua relação um com o outro é melhor desenvolvida assim como suas vidas privadas fora do trabalho. Os dois atores dão um show de boas performances, que infelizmente não são muito impactantes pela falta de força no roteiro.
O restante do elenco, composto por grandes nomes do cinema atual, conta também com Cuba Goodling Jr., Torrence Howard, Tristan Wild, Elijah Kelley, Michael B. Jordan fazendo uma aparição rapidinha, todos parecem dar o melhor de si para contar essa história que infelizmente sofre puramente pela escolha de roteiristas.

Para um pouco de contexto, os aviadores de Tuskegee retratados no filme faziam parte do primeiro batalhão negro do braço militar que eventualmente viraria a Força Aérea Americana. Sua história, desempenho e vitórias contribuíram indiretamente para a finalização da segregação nos Estados Unidos. Portanto, é claro que essa é uma história que retém bastante peso.
É frustrante assistir a um filme que tenta retratar a história desses homens que literalmente ajudaram a mudar uma nação, mas que é foi mal roteirizado e que no máximo parece uma história de ficção que não foi completamente contemplada antes de ir para a produção. Tanto o elenco quanto os personagens reais retratados no filme mereciam mais.

Em conclusão, “Esquadrão Red Tails” é um filme que tinha uma premissa e uma história interessante pela frente, mas a produção do filme não conseguiu alcançar a qualidade nessessária para se tornar uma história que envolesse a audiência. Nas melhores das hipóteses, o filme serve como introdução para futuras pesquisas sobre as histórias dos personagens.




Comments