top of page

Invocação do Mal 2 : O Próximo capítulo no dossiê dos Warren

Tendo sido um sucesso entre os fãs de terror em todo o mundo, a Warner Bros decidiu trazer de volta o time James Wan e os irmãos Chad e Carey Hayes ao mundo sobrenatural dos Warren para o segundo capítulo em seu extenso dossiê sobre o mundo sobrenatural.

ree
Patrick Wilson em Invocação do Mal 2

"Invocação do Mal 2" (The Conjuring 2) mais uma vez segue o casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), que dessa vez são chamados pela igreja para investigar o caso que ficou conhecido como a "Amityville da Inglaterra".


Diferente do primeiro filme, em que o foco quase todo da narrativa estava no desenrolar do caso que seria investigado, "Invocação do Mal 2" tem liberdade de investir mais tempo no desenvolvimento casal protagonista, com foco em seus casos anteriores e no relacionamento.


James Wan decidiu abrir o filme com uma sequência brilhante ainda em 1976, quando os Warren estavam envolvidos com o caso de Amityville, em Nova York. Na sequência muito bem construída, Lorraine usa seu dom para dar uma olhada na noite dos assassinatos para testemunhar no julgamento se houve influência demoníaca, e se coloca na pele do assassino.

ree
Patrick Willson e Vera Farmiga como "Ed e Lorraine Warren"

Durante a visão, ela vê um espírito que iria acompanhar os Warren até a conclusão do caso. Isso porque em Invocação do Mal 2, todo o primeiro ato do filme se divide entre eventos sobrenaturais em duas casas, uma delas sendo a dos Warren. A presença dessa entidade cria resistência em aceitar novos casos.


Mas a estrutura dos dois filmes é essencialmente a mesma: antes dos Warren entrarem em cena, James Wan toma parte do primeiro ato do longa para apresentar a família vitimizada.


Dessa vez, somos apresentados á família Hodgeson, composta por uma mãe solteira e quatro filhos morando em Londres, tentando lidar com uma crise financeira.

ree

Quando uma das meninas, Janet (Maddison Wolfe), e seus irmãos começam a ter pesadelos e perceber que há alguma na casa, as coisas começam a ficar sérias. Os sustos vão escalando, até que Janet vira alvo da presença na casa e tudo aponta para um caso de possessão.

Mesmo que seja eficiente no produto final, "Invocação do Mal" usa de vários clichés em momentos assustadores do filme. Um bicho papão genérico aparece, coisas se movem sozinhas e um fantasma territorialista não deixa os Hodgeson em paz. Só ao final do filme que sabemos a razão por trás disso, mas até lá, o filme já pode ter caído do "mais do mesmo" para alguns fãs de terror.


James Wan sabe que a história desse caso é mais curta, mais simples, e o filme completa os espaços faltando com desenvolvimento entre os personagens e momentos tenros entre as famílias. "Invocação do Mal 2" é o filme que mais deixa a audiência se apegar a seus personagens, e faz de tudo para isso acontecer.

ree
Maddison Wolfe como "Janet"

Em especial, a atriz mirim Maddison Wolfe dá um show em suas cenas. Ela tem facilidade em ir de menina inocente e confusa, á uma ameaça real em questões de minutos. A atriz não tem nenhum problema em contracenar com seus parceiros mais experientes de igual para igual.


A resolução do filme é bastante simples, mas a direção tensa e urgente de Wan faz isso equilibrar bastante, não deixando que a audiência se sinta decepcionada pela facilidade com que a situação e resolvida, mas até aliviada. Parte dessa facilidade, e a falta de desenvolvimento do demônio em questão, Valak, é que ele já teria o próprio filme em andamento no mesmo universo: A Freira, de 2018.


 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page