"Mera Coincidência": Quando a Fake News é Oficial
- Helena Vilaboim

- May 23, 2022
- 2 min read
Embora o fenômeno das "Fake News" possa parecer recente, a criação de notícias falsas é uma prática bem antiga. Elas podem vir de burburinhos de portais de notícias pequenos, ou por baixo dos panos, compartilhadas por fontes oficiais,
"Mera Coincidência" (Wag The Dog), é um filme de 1997 dirigido por Barry Levinson. O longa está disponível na HBO e conta com 1 hora e 37 minutos de duração. Ele trata dessa temática misturando seriedade e comédia de uma forma fantástica e que surpreende.

A narrativa segue Conrad Bren (Robert De Niro), um assessor de comunicação que é chamado à Casa Branca quando um escândalo de abuso sexual envolvendo o presidente dos Estados Unidos estoura dias antes das eleições. Junto com Stanley Motss (Dustin Hoffman) e Winifred Ames (Anne Heche), Conrad tem 11 dias para mudar o foco de atenção do público americano, e então eles criam uma guerra falsa.
Como comédia, "Mera Coincidência" foca no processo que esses 3 personagens passam enquanto tentam consertar um problema federal, e o roteiro de David Mamet e Hilary Henkin sabe balancear perfeitamente momentos sérios com a comédia situacional que chega bem perto do absurdo, trazendo leveza á um tema que é polêmico e não tão improvável como possa parecer.
Isso torna a sátira do filme extremamente divertida de acompanhar, e é um jeito interessante de introduzir a ideia da "fake news" oficial para a audiência. É um convite sutil de não acreditar em tudo que a mídia nos mostra, nem mesmo vendo.

Mas com certeza o ponto forte do filme é a interação entre De Niro e Hoffman. Os dois juntos são uma presença elétrica na tela, com De Niro se distanciando da persona de "mafioso" que fez sua carreira decolar, e Hoffman exibindo uma persona narcisista, carismática e controladora. Os dois têm uma dinâmica maravilhosa e é viciante ver os dois trabalharem juntos e a sutil luta para manter o poder e o controle da situação.
Além disso, o longa conta com algumas participações especiais, como Kirsten Dunst e Woody Harrelsson. Os dois fazem parte de arcos mais absurdos do filme, trazendo risadas muito bem vindas ao público.

Em conclusão, "Mera Coincidência" é uma sátira divertida que acompanha o trajeto absurdista das fontes oficiais para manipular a opinião pública sobre assuntos diversos. Com um elenco em seu auge e um roteiro leve, engraçado e surpreendente, o longa com certeza vai alimentar a mente paranoica de muita gente. Será que é tudo verdade?



Comments