top of page

"Nossa Bandeira é a Morte": Uma comédia absurdista que tem muito para falar

"Nossa Bandeira é a Morte" (Our Flag Means Death) é uma série original HBO Max que explora a comédia absurdista e extravagante, e com certeza inusitada, ao redor do folclore da pirataria no séc.19. Com 10 episódios com média de 30 minutos de duração cada, a primeira temporada é uma opção perfeita para quem quer assistir algo rápido de comédia e que aposta no divertimento pela surpresa.

ree
Rhys Darby e Nathan Foad como "Stede Bonnet" e "Lucius"

A narrativa segue Stede Bonnet (Rhys Darby), um membro da sociedade rica que põe o sonho de ser um pirata a despeito de não ter nenhuma experiência na área. Junto com sua tripulação, também inexperiente, Stede passa por experiências perigosas, cômicas e dramáticas para se tornar o pirata que sempre quis.

Com o elenco majoritariamente masculino, "Nossa Bandeira é a Morte" aposta na diversidade não só étnica, mas também sexual e de gênero. Os personagens têm liberdade para se expressar de qualquer forma, seguindo a necessidade da situação e de suas personalidades. Isso admite que embora a tripulação esteja dentro desses termos protetores, a perspectiva fora do "Revenge" (Nome do navio), é bem diferente.


"Nossa Bandeira é a Morte" casualmente trata de temas problemáticos, como racismo e elitismo, sempre punindo esses opressores de formas inusitadas mas especialmente satisfatórias. A série se redime criando uma redoma de aceitação e apreciação entre os tripulantes, firmando assim relações de amizade e romance baseados na compreensão de suas diferenças e caminhos, mesmo num ambiente que tipicamente não trata dessas construções.


ree
Taika Waititi como "Barba Negra"

A maior subversão da série é com certeza a adição de um personagem bastante forte no folclore pirata: O famoso capitão Barba Negra. Interpretado por ninguém menos que Taika Waititi, o personagem é apresentado numa etapa mais avançada de sua vida, e tratando de um dilema entre o tédio da vida de pirata e a responsabilidade que têm para com sua própria tripulação e o peso de sua reputação.


Quando Stede e Barba Negra se encontram, a relação entre os dois vira o tema central da série, explorando a dinâmica entre os dois de forma interessante, com os dois oferecendo novas perspectivas para problemas e anseios do outro.


Em conclusão, "Nossa Bandeira é a Morte" é uma história de amor, mesmo que essa seja um tanto inusitada, e certamente é uma expressão da comédia absurdista (típica de projetos em que o Taika Waititi está envolvido) que usa desse artifício para pesar no lado de denúncia para as problemáticas que a série aborda.

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page