"O Abutre": Um Espetáculo Sensacionalista
- Helena Vilaboim

- Apr 11, 2022
- 2 min read
A sétima arte nem sempre é uma simples mídia de entretenimento, e os filmes muitas vezes são peças políticas que põe certos assuntos em evidência. Hoje em dia, crítica social em forma de filmes têm recebido uma boa atenção (vide "Não Olhe para Cima"), embora não seja uma prática recente

"O Abutre" (Nightcrawler) é um filme de 2014 que usa dessa técnica para criticar a mídia sensacionalista que cada vez mais ganha espaço e peso em nossas vidas, principalmente em plataformas jornalísticas. O longa foi dirigido por Dan Gilroy, que também escreveu o roteiro, e está disponível na HBO Max.
A narrativa segue Louis Bloom (Jake Gyllenhaal), um ladrão que procura melhorar de vida seguindo a carreira de camera-man, gravando cenas de acidentes e crimes para vender á telejornais que usam essas imagens para aumentar sua audiência. ]

Com a atitude de empresário, Louis traça sua carreira de acordo com as possibilidades de crescimento, sem se importar com as pessoas ao seu redor. Esse traço, junto com seu descaso para com as cenas de violência e carnificina que presencia todas as noites, deixa claro que o protagonista possui uma personalidade com tendência psicopática.
É interessante que tanto o tema de que o filme trata quanto seu protagonista sejam antipáticos e até considerados tabu, mas o longa é tão bem feito e tão bem explorado, que a audiência é levada a assistir ele todo, mesmo que a noção disso embrulhe nosso estômago.
O que é justamente o que acontece na vida real quando os jornais anunciam que "as imagens podem ser impróprias para algumas pessoas". Gilroy é mestre em construir essa atmosfera, e as vezes a audiência sente que está presa á tela.
Outro aspecto que é interessante da direção são quão diferentes as cenas de noite e de dia são. Como se a noite representasse a realidade de Bloom, mas os dias têm a sensação de que é onde ele quer chegar, que é trabalhado por planos de torres e objetos sempre de baixo para cima: uma escada, um caminho.

A performance de Jake Gyllenhaal é de arrepiar. O ator perdeu peso antes do filme para viver o personagem, e na época houveram boatos de que ele não comia durante as cenas para que sua aparência parecesse o mais sedenta possível. Isso, junto com os olhares extremamente expressivos do ator dão á Louis Bloom uma aparência realmente de um animal carniceiro que está sempre á procura de sangue.
O diálogo também é muito hábil em criar a atmosfera de controle ao redor do protagonista, sempre muito eloquente e lógico, capaz de coagir as pessoas usando poucas palavras bem colocadas e ameaças bem pensadas.
O elenco coadjuvante, constituído principalmente por Rene Russo e Riz Ahmed, formam a parte que faltava para entregar uma construção de mundo realista e sanguinário, que poderia muito bem estar no lado de fora de nossas casas.
"O Abutre" é uma crítica muito bem feita, construída cuidadosamente, com a narrativa que encaixa cena a cena de forma extremamente satisfatória, e surpreendente.



Comments