top of page

"O ano em que Meus Pais Saíram de Férias": Um dia você entende

Quando a gente é criança, muita coisa da vida adulta de nossos pais passa despercebidas por nossa cabeça, seja porque não temos muito interesse pelo mundo mais "sério", ou porque nossos pais ativamente escondam algo de nós. De todo modo, chega um dia em que tudo faz sentido, e o mistério é revelado. Infelizmente, nem sempre o segredo é inofensivo.

ree

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" é um filme nacional de 2006 dirigido por Cao Hamburguer, que segue Mauro (Michel Joelsas), um menino de uns 10 anos no ano de 1970 que é deixado na casa do avô por seus pais, que são guerrilheiros contra a ditadura militar.


Apesar da temática mais pesada, Hamburguer é decidido em focar na visão e nas experiências de Mauro durante os meses sem seus pais, formando relações com o vizinho Shlomo (Germano Haiut) e a amiga Hanna (Daniela Piepszky) e acompanhando a copa de 1970 enquanto espera os pais voltarem em meio á batidas policiais e muita inquietação social.

ree

A direção e a fotografia contam uma história dupla, mas que se complementam: de um lado, a solidão que Mauro enfrenta, num bairro novo, longe da família e sem entender o que está acontecendo. Por outro, as imagens frias, cruas e cinzentas também debocham do clima de copa, nos lembrando que o país estava em caos total.


É uma maneira sutil de fazer o espectador ficar a par dessa situação sem apelar para o grotesco e a violência - presente apenas pela aura de tensão e perigo que paira entre os personagens mais velhos, mas que ainda assim invade a narrativa em forma de consequências na vida de Mauro.

ree

O roteiro vai pesado no tema de mudanças, da saída da infância - e da preservação dela, colocando o protagonista em situações mais diferentes à cada cena. O maior choque vem da relação com o vizinho judeu Shlomo, que já um senhor de idade, se vê preso ao menino. A performance de Haiut é muito boa, e ele consegue transparecer muita coisa de seu personagem por simples gestos e expressões faciais.


Ainda assim, "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" oferece momentos leves fincados nas cenas em que Mauro se permite ser apenas um menino, entrando em confusões na companhia de Hanna e outros três meninos, como nas cenas na loja de roupas. Essas cenas são muito bem colocadas, aliviando a pressão do longa, e ainda trazendo risadinhas da audiência.

ree

Também bem colocada é a presença do clima de copa e do futebol no filme. A copa de 70 uniu a população, e vemos isso no filme: Uma mistura de gente, torcendo pelo país: judeus, italianos, brasileiros, crianças e adultos.


Concluindo, "O Ano em que meus Pais Saíram de Férias" é um filme que trata da temática da ditadura militar no brasil de um jeito diferente, que nem por isso deixa de ser omisso e desligado. O longa conta com 1 hora e 40 minutos de duração e infelizmente só pode ser assistido pelo youtube, com qualidade de imagem baixa.



 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page