top of page

"O Clube dos Leitores Assassinos": A Promessa Era Tão Boa...

Updated: Sep 6, 2023

Depois de tantas obras explorando os mais diversos temas em todas as mídias de entretenimento, é quase impossível criar algo que seja 100% original. Fazemos releituras, concertamos finais ou furos na trama, juntamos narrativas. Mas é preciso ser esperto para não deixar que uma homenagem não vire plágio.

Palhaço assassino em corredor

"O Clube dos Leitores Assassinos" (El Club de los lectores criminales) tinha uma premissa interessante e que poderia ter dado certo, mas o longa cai muito perto de obras que claramente serviram de inspiração para realmente ser um filme que valha á pena.


A narrativa do filme segue um grupo de oito amigos que participam de um clube do livro na Espanha, que decidem pregar uma peça em um professor abusivo depois que a protagonista é assediada. Quando a peça sai do controle e o professor acaba morrendo, os estudantes são perseguidos por um palhaço assassino que ameaça matá-los um a um em vingança pela morte do professor.


Já com essa premissa é quase impossível que os espectadores de filmes de terror não tenham pensado que "O Clube dos Leitores Assassinos" parece muito com as premissas de "Pânico" (Scream) e "Eu Sei o Que vocês fizeram no Verão Passado" (I Know what you did last summer).


E poderia ter dado certo, se o Carlos Alonso Ojea, que dirige o filme, e Carlos García Miranda, que assina o roteiro tivessem tido mais cuidado ao preparar a trama. O pior aspecto do filme é como a trama foi construída, e o fato de que o filme conta apenas com 1 hora e meia de duração não ajuda.

atrizes Veki Velilla e Carmela LLoret em piscina abandonada
Veki Velilla e Carmela Lloret como "Angela" e "Catalina"

Tendo um grupo de oito estudantes para acompanhar, a narrativa de "O Clube dos Leitores Assassinos" é apressada e deixa muita coisa no ar, como o contexto de como esses jovens se conheceram, sendo bastante diferentes uns dos outros, e desde quando são amigos. Esses são aspectos importantes para a construção da tensão na narrativa, pois afeta o quão seguros uns se sentem com os outros.


De contexto, o filme quase não oferece informações, e isso prejudica muito como a audiência se comunica com os personagens. Outra coisa que é bastante fraca no longa é a construção individual dos personagens. Todos são estereótipos bem óbvios, sem nenhum cuidado de individualizá-los.

grupo de adolescentes em clube do livro

Mesmo assim, o elenco não é ruim, propriamente dito. As performances são esforçadas, e funcionam dentro daquele universo, mas são esquecíveis assim que o filme acaba e certamente não arrecadará nenhum prêmio para os atores.


O filme original Netflix é cheio de falhas, e é uma pena, pois a premissa inicial do filme teria sido muito boa se trabalhada direito. O filme conta com 1 hora e 30 minutos de duração e está no top 10 da plataforma desde seu lançamento.

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page