"O Culpado" Um Suspense Sonoro
- Helena Vilaboim

- Oct 2, 2021
- 2 min read
O filme de suspense, original Netflix “O Culpado” (The Guilty), chegou á plataforma de streaming no dia Primeiro de Novembro de 2021, e tem a duração de 1 hora e 20 minutos. O Longa foi dirigido por Antoine Fuqua e tem Jake Gyllenhaal como o protagonista.

A narrativa segue Joe Baylor (Jake Gyllenhall), um policial afastado das ruas e trabalhando no atendimento de emergências durante o turno noturno. Quando Joe recebe a ligação de uma mulher que parece ter sido sequestrada, ele fica obcecado com o caso, fazendo tudo em seu poder para poder ajudar a mulher.
O filme se passa majoritariamente na sala de atendimento de emergências, e o filme é basicamente sustentado pelo roteiro e performances. A direção de Antoine Fuqua é monótona e estática, e não faz nada para tentar prender a atenção do espectador, que fica esperando alguma coisa acontecer e é possivelmente frustrado.
O roteiro, atribuído á Nic Pizzolatto, é extremamente realista, dando profundidade e seriedade ás cenas, mas sua eficiência é testada demais quando não nos é oferecido o auxílio visual. Essa estratégia nos conecta ao protagonista ao escolher mostrar só a sua reação com o que está acontecendo no áudio, mas é capaz de não satisfazer os espectadores que estavam esperando um filme de mistério, e que recebem um episódio de podcast criminal.

Com a escolha de focar nos áudios também, o filme necessitava de um elenco, tanto físico como vocal fortíssimo, capaz de nos trazer a sensação de perigo, dor e sofrimento apenas pelo som, e num local restrito. E ninguém decepciona em sua maior parte, as performances estão em seu ápice. As vozes trazem um sentimento autêntico ás cenas, e é possível imaginar o que está acontecendo em volta.
Outro ponto fraco do roteiro é não dar outros personagens com quem Joe pode interagir em cena, sendo essas ocasiões restritas a rápidas trocas de falas com alguns colegas de trabalho. Isso ajuda a criar uma atmosfera de solidão ao redor do protagonista, e mostra a sua tendência obsessiva.
Quando ele interage com outros personagens, também, é quando a trama B se desenvolve. Sabemos que Joe cometeu um erro no passado, e que é um desejo dele voltar ás ruas como policial, mas que o erro foi grande o suficiente para que ele ficasse confinado á uma mesa, e sabemos que seu casamento está passando por um período conturbado.
As tramas se encontram no confronto final entre o certo e o errado, e Joe acaba não ó conseguindo atingir seu objetivo da noite, como um objetivo moral recém descoberto. O filme acaba justificando a passagem bíblica que aparece no início do filme “A Verdade os Libertará”.
Concluindo, “O Culpado” pode ser uma escolha boa para aqueles espectadores mais sensíveis sonoramente. É um banquete de emoções, com um final satisfatório.



Comments