Oxigênio: Um filme que você precisa de Fôlego pra ver
- Helena Vilaboim
- May 16, 2021
- 2 min read

Respira fundo, que lá vem uma história que vai te deixar com vontade de sair correndo pela rua, sem se importar se estiver chovendo, fazendo sol ou caindo granizo, e ainda sorrindo por estar do lado de fora.
Oxigênio (Oxygène), um filme produzido pela Netflix, dirigido por Alexandre Aja, e tendo como elenco Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios), Malik Zidi e Marc Saez, é um filme que parece ser de baixo orçamento, em que a responsabilidade de carregar a história estão unicamente no roteiro (de Christie LeBlanc), direção e principalmente na performance agoniante de Mélanie Laurent. Ele foi liberado na plataforma de streaming no dia 12 de Maio de 2021, e tem duração de 1h 40min.
A história começa quando uma mulher, inicialmente não nomeada, acorda e se vê numa câmara de criogenia, sem memórias de como foi parar ali, nem da sua identidade, salvo alguns flashbacks aparentemente desconexos da trama. A partir daí, com ajuda de um I.A. prestativo chamado MILO, a história se desenvolve enquanto ela tenta montar o quebra-cabeças, ao mesmo tempo que a percentagem de oxigênio na câmara cai rapidamente.
Minha experiência com Oxigênio foi um tanto inesperada, pois foi uma indicação de um grupo de amigos, e quando entrei na sala em que estávamos assistindo todos juntos (de forma online), o filme já tinha passado seu primeiro minuto. Me surpreendi pela temática e pela técnica de direção, que apesar de parecer simplista, é eficiente em transmitir uma sensação forte de claustrofobia e urgência ao telespectador, e ninguém do grupo deixou de comentar esse detalhe.
De início, pensei que Oxigênio ia ser uma história clássica de humano VS máquina, mas estava enganada. O tema do filme, pelo que pude perceber, é a sobrevivência humana, e o jeito como nós, seres dotados de inteligência, lidamos com os problemas quando eles aparecem, sempre pondo como prioridade a necessidade de continuar vivo.
Eu adorei o desfecho do filme, e da maneira cíclica como a história é contada. Mas na minha opinião, o que realmente merece toda a atenção de quem está pensando em assistir Oxigênio, é a interpretação impressionante e comovente de Mélanie Laurent. Honestamente, quando eu vi a face dela no começo do filme, eu sabia que não ia me decepcionar.
Concluindo, Oxigênio é um filme para se assistir durante o dia, e não vá esperando uma história leve e divertida. E uma dica pessoal: é melhor dar o play sem saber de muito sobre o filme, porque a surpresa é um plus nessa experiência.
A resenha me deixou curiosa. Não costumo assistir a filmes de suspense, mas estou pensando em fazer uma concessão...
Descreveu muito bem a agonia e a delícia que foi assistir esse filme. Super recomendo.
Vou assistir!!
Adorei! Já me deu vontade de assistir!
adicionarei a lista, obrigada pela indicação :)