"Quatro Amigas e Um Jeans Viajante": Mais que um filme Teen
- Helena Vilaboim
- Oct 8, 2021
- 2 min read

Quatro Amigas e Um Jeans Viajante (The Sisterhood of the travelling pants) é um filme de 2005, dirigido por Ken Kwapis, e roteirizado por Delia Ephron, Ann Brashares e Elizabeth Chandler. O filme é baseado na série de livros escrita por Ann Brashares. O filme está disponível nas plataformas Globo Play, HBO Max e Looke.
A narrativa segue um grupo de amigas: Tibby (Amber Tamblyn), Carmen (America Ferrera), Lena (Alexis Bledel) e Bridget (Blake Lively), durante as férias. Inseparáveis como são, as amigas, cada uma viajando para um local diferente, decidem manter o contato por cartas e dividindo um par de jeans que milagrosamente ficou bem em todas elas. Durante as férias, as meninas enfrentam os desafios de se tornarem jovens mulheres, dramas familiares e a importância de passar bem o tempo que temos com as pessoas que amamos.

A direção de Kwapis é bem típica de filmes de comédia romântica (gênero pelo qual ele é conhecido), o que traz um ar de amadurecimento ao longa, ao mesmo tempo que mantém aquela sensação leve e de que tudo vai dar certo no final. Apesar dessa escolha de direção, que funciona, o filme não se priva de tratar de temas mais maduros, como a morte, depressão, divórcio e amadurecimento romântico.

Ter a escritora responsável pelos livros no roteiro deve ter mantido a coesão da narrativa original, e a história é muito bem contada, mesmo seguindo quatro narrativas narrativas diferentes, além de flashbacks. Não há confusão seguindo as linhas de história, fazendo o filme super fácil de assistir.
As performances do elenco principal é bom, sem entregar performances que explodem a mente de quem assiste, mas também são emotivas e cheias de energia. Faz sentido no contexto da narrativa e da direção. A atenção vai para America Ferrera e Amber Tamblyn, que protagonizam as cenas mais emocionais da narrativa.
Outra presença que merece uma chamada de atenção é Jenna Boyd. Ela faz o papel de Bailey, uma garota que é mais madura do que lhe dão crédito. Apesar das dificuldades que ela enfrenta no filme, ela tem uma personalidade curiosa e impaciente. Ela é um ponto do plot bem importante para a narrativa da Tibby (Amber Tamblyn), e as duas juntas em cena tem uma dinâmica maravilhosa.

Apesar da vibe mais adolescente, o filme é bem realista em termos das relações de amizade e de família retratadas no filme, o que é sempre uma coisa muito bem vinda nesses tipos de filme. “Quatro Amigas e Um Jeans Viajante” é um filme de amadurecimento, e juntamente com “O Diário da Princesa”, é um filme que é muito precioso para pré-adolescentes e adolescentes.
Comments