top of page

"Relatos Selvagens": Até Quando somos humanos?

Updated: Aug 10, 2023

Até onde você iria para se vingar de alguém que te fez mal em uma situação extremamente casual? Se as circumstâncias fossem perfeitas para um desastre acontecer, e você estivesse tendo um dia terrível... Quão sensatas e humanas suas reações á provocações sua reação seria?

ree

Relatos Selvagens (Relatos Salvajes) é um filme de 2014 que obriga o espectador a encarar esss pergunta que, no fim das contas, é o tema do longa-metragem. O filme de Damián Szifron é uma amálgama de 6 histórias diferentes formando um produto que poderia muito bem se passar por um documentário.


O filme possui 2 horas de duração e recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2015. "Relatos Selvagens" está disponível na plataforma da HBO Max.


"Relatos Selvagens" conta seis histórias diferentes, todas ambientadas na Argentina em 2014. Seguindo personagens e narrativas diferentes, se unem no tema da exploração do tema da vingança, misturando drama, comédia e absurdo num produto que possui a quantidade perfeita de realismo fantástico para não ser esquecido como um filme qualquer.


Relatos Selvagens é um filme em que tudo trabalha perfeitamente. O maior trunfo do filme é seu elenco, que junta alguns dos maiores nomes do cinema argentino, contando com Ricardo Darín, Leonardo Sbaraglia, Érica Rivas, Óscar Martínez e outros.


ree

A entrega dos atores é impressionante, e a performance deles imergem a audiência, nos fazendo acreditar que o caminho tomado, embora não o mais sensato, era o mais realista naquela situação.


Damián Szifron faz mágica com suas palavras. O roteiro de "Relatos Selvagens" tem um ritmo perfeitamente equilibrado, e embora hajam histórias melhores que outras, todas seguem o mesmo passo de escalonamento do caos, levando a história a picos inesperados. Szifron sabe nos atrair com a proposta da desgraça alheia, mas nos mantém grudados na tela pela surpresa, choque e absurdo de suas reviravoltas.

ree

Durante as histórias, é impossível não se perguntar até onde somos humanos, criaturas racionais e quão pouco é preciso pra nos tirar desse pedestal, quão pouco é preciso para que a violência seja a única escolha que sobra. "Relatos Selvagens" explora essa pergunta de um jeito muito bem humorado, mas consegue transmitir a mensagem.


Na direção, Damián também explora, usando e abusando de tomadas e seguimentos que exploram muito bem a geografia dos cenários usados, trazendo cenas divertidas e memoráveis. E embora essas cenas funcionem muito bem, o diretor é sábio em utilizá-las apenas em algumas situações específicas da narrativa.


Concluindo, "Relatos Selvagens" é um longa precioso, divertido, absurdo, e extremamente bem feito. É uma boa pedida para quem já se cansou da estrutura de filmes de Hollywood e de estúdios mais comuns.






 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page