"Samrat Prithviraj": Será possível adaptar a história?
- Helena Vilaboim
- Jul 10, 2023
- 2 min read
As vezes não é só bom, mas necessário sair da zona de conforto para ver várias facetas de uma história, ou adquirir uma nova perspectiva em certos assuntos. Com o cinema, é a mesma coisa. Porque não sair de vez em quando do circuito EUA - Europa? Há filmes maravilhosos e desconhecidos em serviços de streaming.

"Samrat Prithviraj" é um desses. Uma produção histórica que saiu em 2022, o longa dirigido por Dr. Chandraprakash Dwivedi, conta com 2 horas e 16 minutos de duração e está disponível na Prime Video.
A narrativa do filme segue Prithviraj Chahuan (Akshay Kumar), um líder militar indiano, aproximadamente no séc. 12, que parece ser a personificação de honra e virtude. O filme segue suas campanhas militares contra o avanço mulçumano e depois contra membros da própria família: regentes da Índia.
"Samrat Prithviraj" é certamente um espetáculo visual. Seja com a cena cheia de figurantes, cenários lindíssimos ou cenas de musical extremamente bem elaboradas, o filme encanta o espectador esteticamente. A atenção aos detalhes é impressionante, e dá a impressão de que os produtores não escolheram só apresentar aquele mundo para a audiência local, mas principalmente internacional.

Essa sensação fica bem forte quando o roteiro, assinado pelo próprio diretor, toma um rumo bastante "moderno", fazendo Prithviraj um feminista e dando bastante espaço para a personagem Sanyogita (Manushi Chhillar), noiva do protagonista. O roteiro vai tão forte nesse tema que as cenas ficam bastante irrealistas e extremamente anacrônicas. O pior de tudo é que o filme parece confortável em adaptar certas partes da história para audiências modernas, mas volta atrás desfazendo todo o ponto que tentou estabelecer mantendo o final da personagem: O cometimento de Sati - Suicídio cerimonal em que a esposa de um guerreiro se joga numa pira crematória para impedir que seus inimigos tenham acesso à ela.
O roteiro ainda segue duas linhas narrativas que se relacionam, mas indiretamente. Elas avançam tão linearmente que é possível causar certa confusão no espectador, pois a relação de causa e consequência fica um pouco comprometida nessa parte. Espectadores que já leram o livro - um épico real - em que o filme se baseia vão se beneficiar.

As performances são bastante sólidas, bastante ancoradas no drama da narrativa e, em algumas horas sejam dignas de performances em filmes de super-heróis, embora talvez não sejam do calibre de prêmios internacionais, são divertidas e por vezes emocionantes.
Em conclusão, "Samrat Prithviraj" é um filme interessante e que vale a pena assistir, caso o expectador esteja procurando algo fora do circuito mais comum dos filmes atuais. É preciso avisar que como adaptação de um épico, é bom assistir ao filme com um grão de sal.
Comments