top of page

"Samurai de Olhos Azuis": Sobre a arte da vingança

Vingança é um dos motivadores mais comuns em narrativas de suspense, tornando a história já parcialmente definida. É o ato de fazer alguém culpado pagar pelo erro que cometeu, fazer "justiça com as próprias mãos". Normalmente o mocinho da história sofreu algo muito grave, mas e se o objeto da vingança for a sua própria existência?


ree

Ser trazido à tona numa sociedade que nunca te aceitou e nunca aceitará, onde sua própria existência é um crime, algo quase sobrenatural. Esta é a premissa por trás da nova série da Netflix "Samurai de Olhos Azuis" (Blue Eye Samurai).


A série criada pelo casal Michael Green (Logan e Blade Runner 2049) e Amber Noizumi segue Mizu (Maya Erskine), uma "Ronin" (samurai que não tem mestre) que procura 4 homens brancos em pleno Japão feudal no séc XVII, quando o país estava fechado para o mundo exterior.


O diferencial da série, que conta com oito episódios de cerca de 45 minutos cada, é que em vez de ter sido contratada para caçar os forasteiros, a jornada é uma missão pessoal para Mizu, uma pessoa birracial, de pele mais branca e olhos azuis, que chega à conclusão de que um desses homens é possivelmente seu pai, e precisa pagar pelo sofrimento ao que a protagonista foi sujeitada ao nascer.


Implacável, Mizu percorre o país inteiro atrás do primeiro nome da lista: Abijah Fowler (Kenneth Braghnah). Pelo caminho e flashbacks, a audiência fica a par da infância sofrida de Mizu, e o preconceito que a fez esconder sua identidade e seu gênero, para que pudesse alcançar seu objetivo.


ree
ree

Embora a história seja engajante e cheias de reviravoltas, o grande trunfo da série está em sua produção. Co-produzida pelo Blue Spirit Animation, a animação mistura tecnologias 2D e 3D, entregando imagens belíssimas, ora extremamente delicadas, ora de violência


selvagem. "Samurai de Olhos Azuis" choca ao mostra cenas de luta e morte bastante detalhadas, assim como algumas poucas cenas de sex*.


A dublagem ainda conta com Brenda Song como Akemi, filha de um senhor feudal, presa em um mundo de dever e resposabilidade que vai fazer de tudo para conseguir se casar com um jovem samurai, Taigen, dublado por Darren Barnet. O espadachim é cabeça-dura guiado pela honra de um samurai, e que acaba se tornando uma ponte de apoio para Mizu; assim como Ringo (Masi Oka), o aprendiz que lembra Mizu de sua trajetória e serve como bússola moral e Cary-Hiroyuki Tagawa como o ferreiro, a única figura paterna de Mizu que a aceitou quando outros não o fariam. Todo o elenco é extremante dedicado, sendo a série um projeto único.


Com inspiração certamente tirada de clássicos como "Kill Bill", "Samurai de Olhos Azuis" é uma série que já promete uma segunda temporada e merece ser apreciada pela arte de suas imagens e ideias que apresenta.



 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page