top of page

"Scream" - Primeira Temporada

Lançada em 2015 pela Netflix, "Scream" foi baseada na série de filmes "Pânico" (1996-2022) criada por Wes Craven e Kevin Williamson. A primeira temporada foi produzida por Matthew Signer (Todo Mundo em Pânico V) e Keith Levine, sendo escrita pelo mesmo roteirista de Pânico (1996), Kevin Williamson. Composta por dez episódios de quarenta minutos, a série é ambientada na cidade de Lakewood e tem como protagonistas a adolescente Emma Duval (Willa Fitzgerald) e seu grupo de amigos.


A cidade de Lakewood tem um passado trágico: no Halloween de 1994 o adolescente Brandon James assassinou cinco de seus colegas e faleceu após levar tiros da polícia e cair em um lago. Devido a uma condição médica, Brandon passou por inúmeras cirurgias faciais e, para proteger a área de possíveis infecções, usava uma máscara feita sob medida depois de cada procedimento cirúrgico.


Quando uma adolescente é assassinada dentro de sua própria casa nos tempos atuais, e o responsável posta um vídeo usando a máscara de Brandon James, os cidadãos de Lakewood entram em pânico. O misterioso assassino passa a atormentar Emma e seus amigos: Jake (Tom Maden), Noah (John Karna), Brooke (Carlson Young), Will (Connor Weil) e Audrey (Bex Taylor-Klaus). Os adolescentes se veem presos em um jogo mortal de manipulação e perseguição, onde não se pode confiar em ninguém e a única possibilidade de sobrevivência é descobrir quem está por trás da máscara de Brandon James.


Williamson inseriu diversas referências ao filme original, como a primeira morte da série, onde a personagem de Bella Thorne é assassinada de maneira similar a personagem de Drew Barrymore no primeiro Pânico (1996). Porém o roteirista os incorporou de maneira tão orgânica que as referências não prejudicam o fluxo da narrativa principal, e caso o espectador não tenha assistido o filme "Pânico", ele nem mesmo irá identificar a presença dessas referências. sendo só easter-eggs divertidos para os fãs da franquia original.


Williamson também mostra o seu talento como roteirista ao conseguir equilibrar veios narrativos distintos de maneira concomitante: cada adolescente tem sub-plots e segredos que vão sendo explorados ao longo da série. Contrária a muitas séries adolescentes, "Scream" não ignora a existência dos pais dos protagonistas, dando a eles seus próprios conflitos e dilemas que também são vitais à história. No entanto, as mortes são decepcionantes, nenhuma delas é particularmente criativa, surpreendente ou gráfica, o que são grandes pecados quando se trata do gênero slasher.


Ainda que a série tenha sido bem elaborada, o espectador deve manter em mente o fato de que "Scream" é voltada para adolescentes. Logo, muitas das linhas narrativas são previsíveis e superficiais, como o triângulo amoroso entre Emma, seu ex e o misterioso garoto novo, Kieran (Amadeus Serafini). Além disso, a maioria dos atores que interpretam os adolescentes não tinham experiência de atuação significativa antes de entrarem para o elenco de "Scream", então há momentos onde suas performances deixam a desejar.


Bex Taylor-Klaus e John Karna em "Scream"

A performance de Bex Taylor-Klaus em especial é decepcionante quando se trata de expressar luto e sentimentos de tristeza e parece entregar apenas níveis diferentes de raiva e ressentimento. Porém, ela é excepcional em cenas de ação, muitas vezes roubando o foco quando divide a tela com a atriz Willa Fitzgerald. Taylor-Klaus também tem ótima química platônica com John Karna, o que faz com que as cenas entre Noah e Audrey sejam um dos pontos altos da série.


Como um todo, "Scream" tem um alto valor de produção e é um ótima fonte de entretenimento tanto para os fãs de terror, quanto para quem esteja apenas à procura de uma série viciante. Todos os cenários são bem feitos e detalhados, em especial os quartos dos protagonistas, que claramente refletem a personalidade dos mesmos. A maior parte do elenco entrega performances que, ainda que não sejam espetaculares, são consistentes, e John Karna brilha como alívio cômico e especialista em clichês de horror no papel de Noah.

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page