"Sicario": Uma lição Maquieveliana
- Helena Vilaboim

- Dec 9, 2021
- 2 min read
“Sicario” é um filme de Denis Villanueve produzido em 2015 e está disponível na plataforma Netflix até o dia 10 de Dezembro de 2021. É um filme de crime e conspiração, e conta com 2 horas de duração.

A narrativa, escrita por Taylor Sheridan, segue a novata, mas talentosa agente da S.W.A.T. Kate Macer (Emily Blunt) que é convidada a participar de uma operação de apreensão de drogas maior do que a que ela estava fazendo parte antes, e disposta a achar o culpado por tanta barbaridade, ela aceita. Na companhia de Alejandro Gillick (Benicio del Toro) e Matt Graver (Josh Brolin), Kate entra um submundo caótico e sem leis, onde a linha entre heróis e bandidos é extremamente fina.

“Sicario” é um filme complexo e politizado que parece ser sido diretamente tirado daquele ensinamento de Maquiavel: “Os fins justificam os meios”. Sheridan consegue construir um ambiente de transição entre a confiança na justiça e procedimentos éticos ao caos e a sensação de terra de ninguém extremamente bem pela personagem de Emily Blunt e por isso, simpatizamos com ela por sua jornada.
Além do bom roteiro, o elenco é extremamente eficiente. Emily Blunt está maravilhosa como Kate, ela é idealista e certinha, e quando é confrontada com uma situação com que ela não estava acostumada, nem preparada, [e um protagonista ativa e se rebela contra o que acha errado. Ela é a bússola moral do filme, ainda que esteja em extrema desvantagem.

Benicio del Toro representa o oposto polar de Kate, um agente já corrompido ainda que não, talvez, pelo sistema por trás de tudo. É perceptível que Alejandro, o personagem, não gosta do que está fazendo, mas está obcecado demais para parar.

A direção de Denis Villanueve é muito mais contraída e ancorada na realidade do que seus trabalhos mais recentes, mas que não deixa de ser um exemplo marcante de sua filmografia em certos aspectos. Há cenas e shots extremamente únicos e que tem a capacidade de ficar na mente do espectador por dias.
Em suma, “Sicario” é um longa fundamentalmente realista, beirando o pessimismo. É um retrato de ganância que leva ao crime, e suas raízes fatais que se estendem para muito além daquela pessoa envolvida nela.
Lembrando que o filme estará disponível na Netflix apenas até dia 10 de Dezembro de 2021. Corram porque esse filme vale muito a pena assistir!



Comments