top of page

"The Spine of Night": Nada Feito Por Si Só é Bom

"Ignorância é uma dádiva", [é isso que sempre ouvimos falar. Ou "O que os olhos não veem, o coração não sente." São temas interessantes de se abordar num mundo que também acredita que saber é poder, e somos bombardeados por informações todos os dias, o dia todo.

ree

Mas será que vale a pena privar a humanidade de certo conhecimento, porque em sua essência, ele prova que nada faz sentido? Ou será possível possuir esse conhecimento sem que ele nos corrompa?


"The Spine of Night" é um filme de animação e fantasia sombria e ultraviolenta que trata dessas ideias. O filme saiu em março de 2022, e foi dirigido por Phillip Gellat e Morgan Galen King, que também são os responsáveis pelo roteiro do longa. The Spine of Night conta com apenas 1 hora e 33 minutos de duração, e está disponível para alugar na Apple TV.

ree

Quando uma fagulha de magia cai nas mãos erradas, causando destruição e sofrimento, um grupo de heróis de eras e culturas diferentes tentam consertar as coisas a todo custo, numa viagem entre moral, sacrifício, corrupção, e a busca insaciável pelo poder.


The Spine of Night é um filme que se apoia 100% em sua narrativa. Apesar de que as imagens capturem nossa atenção, junto com a ação e a nudez que chocam, o que fica no final do longa é a sensação de que ainda temos que pensar muito sobre o que nos foi apresentado.

ree
Tzod (Dublada pela Lucy Lawless)

Com um elenco de peso que reúne Lucy Lawless, Joe Manganiello, Richard E. Grant, Betty Gabriel e outros, o filme é hábil em prender a audiência nas jornadas individuais dos personagens e no arco geral da história. O filme se apropria de tudo que já sabemos sobre a humanidade, e lança de volta na nossa cara numa roupagem mais fantasiosa, como se ajudasse a digerir toda aquela verdade.


Os temas do filme ficam bem claros desde o início, embora eles também mudam de acordo com a evolução temporal da própria narrativa. Ele começa com a dicotomia do selvagem versus o civilizado, depois pelo acúmulo do conhecimento, do uso desse conhecimento contra outros e por fim, da aceitação e quebra do ciclo da privação do conhecimento.

ree
Phae-Algura (Dublada pela Betty Gabriel)

The Spine of Night ainda trata de temas como a elitização do conhecimento, na dicotomia entre feminino e masculino e como esse conhecimento os influencia.


Em termos práticos, o longa é extremamente bem feito. Desde do estilo que lembra as animações mais antigas, até os diálogos entre os personagens intrincados que nos mostra muito mais de seus caráteres em um tempo curto, e a trilha sonora.


Concluindo, "The Spine of Night" é uma animação super interessante, que se destaca na não ordinariedade do conjunto como um todo, que sozinhos já são batidos e bem explorados por uma gama de outros produtos audiovisuais. Mas nuca é demais reforçar essa ideia.

ree

(A crítica pode sofrer alterações ao longo do dia)

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page