"Turma da Mônica: Lições": Uma sequência emocional
- Helena Vilaboim

- Feb 14, 2022
- 2 min read
Seguindo o primeiro live-action da turminha mais querida e icônica do Brasil, Daniel Rezende volta novamente dirigindo uma nova aventura para os pequenos com “Turma da Mônica: Lições”. O filme lançou nos cinemas dia 30 de Dezembro de 2021 e conta com 1 hora e 37 de duração.

A segunda narrativa da trilogia coloca Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo), Cebolinha (Kevin Vechiatto) e Cascão (Gabriel Moreira) numa situação interessante: suas dinâmicas escolares. Quando uma confusão acontece, os pais de Mônica e Cebolinha decidem que a turminha deve se separar para melhorar a socialização e minimizar confusões.

O longa segue no mesmo passo que o primeiro, balanceando aventura infantil com uma introspecção dessa fase de criança e os desafios que crescer acaba apresentando. E nesse filme, Lu e Vitor Cafagi, os responsáveis pelo roteiro, adentram ainda mais na perspectiva individual de cada um dos personagens, principalmente a Mônica.
Por causa de a trama estar confinada pela maior parte nas escolas e casas da turminha, a direção de Daniel Rezende não é tão inspirada quanto o primeiro filme, e os takes são mais contraídos e limitados, mas a direção não chega a ser chata.

Uma coisa que pode ser desinteressante para a audiência que o filme tenta alcançar é que o passo da história não é muito rápido, e quando eu estava na sessão normal do cinema, muitas crianças reclamaram da demora e ficaram inquietas por boa parte do filme. É possível então, imaginar que “Turma da Mônica: Lições” é um filme para crianças mais velhas.
Em termos de história em si, a narrativa dessa vez se baseia muito mais em situações plausíveis e realistas do que o primeiro, sendo uma base boa de exemplo e ensinamento para as crianças que eventualmente vão passar por situações parecidas, como a separação de amigos, mudança de escola e o desafio de socialização com outros colegas da mesma idade.

“Turma da Mônica: Lições” também continua com a aparição de atores consagrados do cinema e televisão brasileira, e vários nomes fazem parte do elenco. Como Mônia Iozzi, Isabelle Drummond, Gustavo Merigue, Malu Mader e muitos outros.
Essas novas aparições também se estende aos personagens, e o filme introduz outros personagens icônicos da turma da Mônica como “Do Contra” (Vinícios Higo), Marina (Laís Villela), Milena (Emily Nayara), Nimbus (Rodrigo Kenji) e Franjinha (Tiago Schmitt). Esse elenco infantil dá um show, embora suas performances ainda sejam bem automatizadas.

Em conclusão, “Turma da Mônica: Lições” é um filminho divertido para todas as idades, com a audiência mais nova sendo impactada por uma possibilidade que assusta, mas que no final a lição de crescer é positiva e otimista, e a audiência mais velha certamente vai lembrar do próprio tempo de criança, o que é também um dos objetivos do filme.



Comments