"Undone": Um projeto Cult Escondido
- Helena Vilaboim

- Dec 6, 2021
- 2 min read
“Undone” é uma série de 8 episódios com 20 minutos cada disponível na plataforma Prime Video. Foi dirigida por Hisko Hulsing e estreou em 2019. “Undone” é uma série de animação e ficção científica.

A narrativa da série segue Alma (Rosa Salazar), uma professora de creche que ao se envolver num acidente de carro, começa a ser capaz de manipular o tempo e poder se comunicar com o pai que morreu há mais de uma década. A situação se complica quando Alma não consegue achar o equilíbrio entre a vida real e suas habilidade e missão.
Apesar de ser animação, e ter bastante liberdade criativa e visual, “Undone” é bem ancorada na realidade no sentido das reações dos outros personagens á situação apresentada por Alma. Sabemos que ela tem uma relação precária com a irmã, Becca (Angelique Cabral), e uma mãe que é super protetora por natureza, Camila (Constance Marie). Todos os personagens adicionam um pouco mais de conflito e obstáculos, esses focados no real.
No campo mais imaginário, de onde surgem os obstáculos e desafios morais e psicológicos, temos Jacob Winegrad (Bob Odenkirk) no papel de pai e mentor que beira o egocentrismo e o desapego emocional. A promessa de voltar no tempo e consertar todos os problemas da família acaba por criando ainda mais tensão e problemas.

“Undone” é uma série que toca em temas como herança cultural e a definição de insanidade, numa mistura interessante entre as premissas de “The Twilight Zone” e “Fleabag”. Quem assistiu essas duas talvez concorde comigo (deixa aqui nos comentários).
O roteiro da série é fechado e segue maravilhosamente a ordem de causa e efeito que se cria desde o piloto. Ela introduz conceitos interessantes e consegue completar quase os arcos de maneira satisfatória. Os personagens são maravilhosamente falhos, mas ainda conseguem arrancar simpatia da audiência, seja por seus dilemas com que a audiência se relaciona, ou pelas dinâmicas com outros personagens.
A série é uma ótima sugestão para quem está com o dia livre, e quer assistir alguma coisa numa vez só. Com a duração completa de 2 horas e 40 minutos de duração, vale a pena optar por ela no catálogo. Especialmente se você está atrás de algo mais diferente e beirando o esotérico.

“Undone” é uma série de muita qualidade, com uma premissa interessante e com performances boas. Mas com certeza o melhor dela é o visual diferente e inusitado. Mas é bom avisar que a série acaba de modo aberto, optando por deixar a finalização por conta da imaginação da audiência.



Comments