"Amor á Toda Prova": Comédia que dobra os clichés
- Helena Vilaboim
- Feb 17, 2022
- 2 min read
“Amor a Toda Prova” (Crazy, Stupid, Love.) é uma comédia romântica de 2011 dirigida por Glenn Ficara e John Requa e escrita por Dan Fogelman. O longa conta com 2 horas de duração aproximadas e está disponível na plataforma Globo Play.

A narrativa segue Cal Weaver (Steve Carel), um quarentão que ao início do filme descobre que sua esposa, Emily (Julianne Moore) quer divórcio. Arrasado, ele conhece Jacob (Ryan Gosling), um jovem mulherengo num bar, que o ajuda a reconquistar sua masculinidade e eventualmente consertar tudo.
Com a premissa simples, “Amor á Toda Prova” esconde muito do que faz desse filme especial, revelando os desdobramentos e narrativas paralelas com cuidado e a passo lento. Esse é um ótimo sinal de que Dan Fogelman é um roteirista que respeita muito bem o timing de comédia, e ele conduz tudo muito bem.

A decisão de manter todas as narrativas interconectadas é interessante e traz momentos maravilhosos em que a audiência vai rir até a barriga começar a doer. Não dá para explicar mais que isso.
O elenco também faz um trabalho maravilhoso, com Emma Stone no papel de Hannah e Marisa Tomei, além de Kevin Bacon. Todos parecem ter se divertido muito fazendo o filme, e isso transparece pela performance leve e descontraída que todo o elenco oferece ao espectador.
Uma coisa interessante no roteiro é que as situações em que os personagens se encontram não são completamente irreais, mas sim levadas a um nível a mais do absurdo realista. São definitivamente coisas que poderiam acontecer se levarmos em conta que todos os personagens estão vivendo um tempo de mudanças e todos estão tentando se adequar a elas.


“Amor á Toda Prova” é um filme para que adora comédia romântica, mas que está cansado dos clichés do gênero narrativo. Esse filme vai pegar as audiências que ainda nãoo assistiram de surpresa, e é melhor assistir sem saber muita coisa sobre ele.
Comments