top of page

"As Leis de Lidia Pöet" - Para as Barbies que Adoram um Mistério Sherloquiano

Updated: Sep 12, 2023

Hoje em dia, a maioria dos dramas de mistério que envolvem detetives mulheres as mostram tendo um extenso treinamento marcial, sempre muito sérias e seu arquétipo é o da "Mulher Forte". O que ressoa com alguma pessoas da audiência, mas não todas. Infelizmente, a mulher forte é muitas vezes masculinizada, para entrar naquele universo violento, tipicamente masculino.

Uma mulher com roupas vitorianas num prédio iluminado
Matilda De Angelis como "Lidia Pöet"

É com uma surpresa então que Lidia Pöet aparece. A nova série da Netflix: "As Leis de Lidia Pöet" (La Legge di Lidia Pöet), que foi baseada numa história real, mostra uma das primeiras advogadas na Itália ainda em 1890, lutando por seu direito de trabalhar na profissão contra uma sociedade absolutamente machista.


Presa á leis antiquadas em um mundo que avança rapidamente, encontramos Lidia tendo sua licença para advogar revogada só pelo fato de que ela é uma mulher. Ela então é obrigada a recorrer ao irmão, Enrico (Pier Luigi Pasino) para poder continuar a investigar o caso que tinha aceito: o assassinato de uma bailarina.


A série de origem italiana conta com apenas 6 episódios em sua primeira temporada, cada um com mais ou menos 45 minutos de duração, e segue uma mistura da estrutura procedural, que contém o arco longo de Lidia lutando por seu direito de advogar, mas também tem a qualidade episódica, apresentando um caso novo todo episódio.


É importante lembrar que embora "As Leis de Lidia Pöet" trate sim de temas bastante pesados ligados ao universo feminino e os desafios de ser mulher em uma profissão dominada por homens em pleno século 19, os casos que ela investiga não são extremamente elaborados, e a série consegue equilibrar a seriedade e a comédia de um jeito que aquece o coração da audiência.


Uma parte disso se dá pelas performances maravilhosas do elenco. Matilda De Angelis, que faz o papel da Lidia é extremamente expressiva, e ela consegue conduzir tanto as cenas de comédia como de drama muito bem.

ree

Um aspecto importante é que desde o início sabemos que embora Lidia não seja versada em atividades físicas e lutas, seu maior trunfo é sua mente observadora e estratégica, constantemente planejando seus próximos passos para conseguir o que quer. Seja manipulando algumas pessoas ao seu redor ou simplesmente as confrontando diretamente, Lidia usa de sua feminilidade para dobrar as regras que a mantém presa.


Ousada, independente e decidida, Lidia começa a mudar os pensamentos daqueles perto dela pouco a pouco, como irmão Enrico (Pier Luigi Pasino), que durante a série passa a não só confiar em seu potencial mas também a ajudá-la ativamente, e a sobrinha, Marianna (Sinead Thornhill), que passa a enxergar outras possibilidades de como seguir sua vida.

ree

A dinâmica entre Lidia e Enrico é um dos núcleos de comédia da série, e os dois atores são maravilhosos em criar uma atmosfera de irmandade com tudo que tem direito: um perturbando o outro, um chantageando o outro, e eventualmente, um ajudando o outro.


Por outro lado, "As Leis de Lidia Pöet" também trata de romance e relacionamentos, um âmbito em que Lidia também navega de forma independente e sem amarras, tendo que escolher entre o comerciante boêmio Andrea (Dário Aita) e o jornalista Jacopo (Eduardo Escapetta).


Uma coisa interessante da série é que nenhum dos personagens é mostrado como uma escolha melhor para Lidia, mas meramente duas faces opostas da própria personalidade da protagonista.

ree

Outra coisa que faz da série uma escolha maravilhosa e digna de maratona é o cuidado com os detalhes em diálogos, cenários e figurinos. A série se passa no norte da Itália, na cidade de Torino. A direção de Matteo Rovere Letrizia Lamartino apresenta a cidade e os locais em que a hstória acontece muito bem.

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page