"O Bombardeio": O Impacto de uma Situação sem Narrativa
- Helena Vilaboim
- Mar 14, 2022
- 2 min read
“O Bombardeio” (“Skyggen i mit øje”) é um filme Dinamarquês original Netflix de 2022 que retrata os acontecimentos do bombardeio de uma escola na Dinamarca em 1945, que matou 120 pessoas, incluindo crianças. O filme foi dirigido por Ole Bornedal e conta com 1 hora e 40 minutos de duração. A classificação indicativa do longa está para maiores de 16 anos.

“O Bombardeio” é um filme difícil de ser categorizado. Ele usa a dramatização de eventos reais, mas não constrói uma narrativa propriamente dita, caindo numa área cinzenta entre filme e documentário. Por isso, fica a sensação de que o filme não conta uma história, mas sim uma situação. O que não afeta em nada a dramatização da tragédia.
O roteiro do longa, também creditado ao diretor, é fragmentado em vários focos de narrativa e não tem um protagonista diferenciado. O objetivo do filme é humanizar todos os personagens envolvidos, além de contextualizar o acontecido para a audiência que certamente não tinha conhecimento do bombardeio antes de assistir ao filme.

Com um imagético brutal, impressionante e realista, “O Bombardeio” atinge seu objetivo em cheio, informando a audiência do evento terrível que aconteceu, tentando equilibrando a culpa dele perfeitamente, sem suavizar o peso da catástrofe. Bornedal consegue alcançar isso arquitetando as cenas entre os personagens de forma empática e carregada de importância.
Outro acerto em cheio do longa é o elenco. Desde o elenco adulto ao mirim, todos os atores entregam performances incríveis, em especial as crianças, que roubam completamente as cenas em que eles estão, em particular Bertram Bisgaard como “Henry”. O garoto tem apenas 15 anos, e tem que lidar com muitas cenas sem falar uma palavra, e ainda assim, seu personagem é um dos mais expressivos e simpáticos do filme.
Por isso, mesmo que suas histórias não sejam explicadas ou detalhadas para a audiência, nos simpatizamos com a circunstância em que eles se encontram naquele momento de suas vidas, e torcemos para que tudo acabe bem.
Outro tema interessantíssimo que aparece no filme é a fé católica. Em especial, os temas de redenção e salvação, além da resistência da fé em momentos difíceis e problemáticos, e como um conforto.

Parece que “O Bombardeio” veio no momento certo. Dado o momento histórico em que vivemos, podemos traçar um paralelo com a situação da Rússia e Ucrânia. O filme pode, de forma "organizada", dar á audiência uma visão interna do caos, desespero e instabilidade de um ataque como esse pode causar e certamente está causando na população sendo invadida.
"O Bombardeio" é certamente um filme que merece ser assistido por todos, principalmente no momento em que estamos vivendo. Ele não só tem um peso histórico do acontecimento real que ele retrata, mas também tem grande relevância atual.
Comentarios