top of page

"Uma História de Amor e Fúria": Um passo para Uma Possível Retratação?

Todos que passaram pela escola sabe que os povos nativos sofreram bastante com a chegada dos portugueses. E não é nenhuma surpresa que nós temos uma grande e longa história de luta de classes e rebeliões. Só faltava alguém pensar em juntar esses marcos numa narrativa só.

ree

É justamente o que faz o longa "Uma História de Amor e Fúria". Saído em 2013, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi, o longa de animação conta com 1 hora e 14 minutos de duração. e está disponível na plataforma Netflix.


A narrativa do filme, segue Abeguar (Selton Mello), um índio Tupinambá no local onde seria futuramente Rio de Janeiro. Encarregado de vencer as forças do mal do deus Piatã, Abeguar se torna imortal, servindo de link entre vários momentos cruciais da história brasileira, terminando num futuro distante e distópico do ano 2096.


Mesclando uma narrativa envolvente e emotiva com pontos educacionais, o roteiro de Bolognesi nos faz passar pela Descoberta do Brasil, a Revolta de Caxias, a Ditadura Militar de 64 e finalmente alcança um futuro distópico que infelizmente traça uma imagem não tão longe de uma possibilidade.


Em todas as vezes, vemos Abeguar no lado do grupo oprimido, destinado a ajudar a luta enquanto faz de tudo para encontrar o amor de suas vidas, Janaína, dublada por Camila Pitanga.

ree

O roteiro serve seu propósito, um tanto rígido nos diálogos, ele foca em apresentar uma narrativa muito mais intimista do que estamos acostumados a escutar sobre os eventos históricos abordados no filme. Isso se dá por eleger um protagonista só, um verdadeiro rebelde imortal, mas ainda extremamente humano.


Produzida principalmente pela Gullane Entretenimento, a animação lembra muito o estilo de "O Príncipe do Egito", um tanto rústica, mas isso cai super bem com a proposta do longa. A direção, junto com os animadores e desenhistas, entrega imagens bem bonitas, pendendo para o lado da poesia que atenua e contrasta com as cenas de mais violência.

ree

ree







Nesse assunto, o diretor consegue balancear muito bem a hora de usar imagens mais gráficas e horas de usar a sugestão. Desse modo, Bolognesi entrega imagens marcantes sem pender para o mau-gosto, o que numa narrativa como essa pode ser complicado, mesmo se tratando de um produto de animação.


Os temas do filme ficam bastante claros pelo protagonista, já que muitos dos momentos mostrados na animação já são bastante conhecidas pelo público brasileiro. Nos simpatizamos com a perseverança, a dor, e a raiva de Abeguar, e torcemos por ele em todas as vidas que ele assume.

ree

Um ponto de partida interessante para audiências mais jovens e estrangeiras, "Uma História de Amor e Fúria" é um longa super bem feito e serve seu papel com maestria. Um filme politizado, mas focado na realidade, é certamente uma das pérolas escondidas do cinema brasileiro no catálogo na Netflix.

 
 
 

Comments


Matinê Baiana

Receba nossa Newsletter semanal!

Obrigada!

©2021 by Matinê Baiana. Proudly created with Wix.com

bottom of page